quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A INVENÇÃO DO FEMININO


Keira Knightley tem atuado no cinema em vários e diferentes papéis. O cartaz acima refere-se ao filme Rei Arthur (King Arthur, 2004) no qual fez o papel de Guinevere, parceira de Arthur e Lancelot. A imagem traz dois cartazes de divulgação da atriz, mas há algumas diferenças entre eles. Uma delas,  a que eu quero chamar a atenção, diz respeito ao aumento dos seios da atriz, o que não vemos no filme A Duquesa (The Duchess, 2008), quando a atriz não permitiu que manipulassem no computador o volume dos seus seios, vejam abaixo:


A atriz aparece nesse filme com seus seios naturais, pelo menos quanto ao volume, apesar do vestido moldá-los e destacá-los. Nesse sentido, chamo a atenção para o papel da publicidade no cinema que ajuda a fortalecer um código de feminilidade pautado na fetichização do corpo da mulher, nesse caso os seios.

SEU DESEJO É REALIDADE

Estava na concessionária navegando na internet e, de costas para o televisor ligado, ouvia o programa de Ana Maria Braga. É interessante como a gente capta muito mais a ideologia quando não está atraída pela imagem, esse feitiço. Ouvi uma voz ao fundo anunciando "seu desejo é realidade". Não pude deixar passar, embora estivesse concentrada no que fazia no computador. Pensei comigo mesma que esse enunciado parecia sintetizar todo o ethos da televisão: fazer com que o telespectador acredite que o seu desejo tenha se tornado realidade. Impressionante a força que tem esse enunciado, pois se no mundo real os desejos estão cada vez mais frustrados devido a impossibilidade de realizá-los, desejo esse alimentado pela própria mídia, ao não satisfazê-lo recorre a própria mídia para obtê-lo. O problema é que ela não satisfaz, mas cria o efeito de satisfação, ainda que momentânea, aliás tem de ser para que o telespectador retorne para a TV. Eu não me lembro o contexto, mas essa frase tem sido reproduzida de maneiras diferentes, mas com o mesmo sentido de promessa. O fato de não conseguir saciar esse desejo é que nos leva a pensar que a promessa não é cumprida, mas ilusoriamente ela é oferece sensações de saciedade.