Estava na concessionária navegando na internet e, de costas para o televisor ligado, ouvia o programa de Ana Maria Braga. É interessante como a gente capta muito mais a ideologia quando não está atraída pela imagem, esse feitiço. Ouvi uma voz ao fundo anunciando "seu desejo é realidade". Não pude deixar passar, embora estivesse concentrada no que fazia no computador. Pensei comigo mesma que esse enunciado parecia sintetizar todo o ethos da televisão: fazer com que o telespectador acredite que o seu desejo tenha se tornado realidade. Impressionante a força que tem esse enunciado, pois se no mundo real os desejos estão cada vez mais frustrados devido a impossibilidade de realizá-los, desejo esse alimentado pela própria mídia, ao não satisfazê-lo recorre a própria mídia para obtê-lo. O problema é que ela não satisfaz, mas cria o efeito de satisfação, ainda que momentânea, aliás tem de ser para que o telespectador retorne para a TV. Eu não me lembro o contexto, mas essa frase tem sido reproduzida de maneiras diferentes, mas com o mesmo sentido de promessa. O fato de não conseguir saciar esse desejo é que nos leva a pensar que a promessa não é cumprida, mas ilusoriamente ela é oferece sensações de saciedade.
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