sábado, 26 de junho de 2010

JORNALISMO NA COPA 2010

O programa do canal Sport TV, Tá na área África, exibido no dia 26 de junho, às 10h, trouxe para o seu programa três crianças com aproximadamente 12 anos de idade. Infelizmente não acompanhei o programa desde o início.

Das três crianças, apenas uma era menina, provavelmente para evitar acusações de sexismo. Afinal de contas, na terra de Marta, excluir uma mulher do comentário de futebol seria suicídio. Porém a menina que foi selecionada para o programa não entendia muito de futebol e tenho absoluta certeza que existem meninas mais articuladas que poderiam falar um pouco melhor. Até mesmo a que estava lá, se a ela fosse permitida a liberdade de falar, com linguagem própria, talvez pudesse produzir um outro efeito. Porém não foi possível verificar o seu potencial, dado o artificialismo que era o ambiente.

Os meninos também não estavam à vontade, pronunciavam frases curtíssimas, e um deles reproduzia os clichês e gestos dos comentaristas esportivos adultos, mas sem qualquer conteúdo. Talvez se deixassem essas crianças falarem espontaneamente, a idéia funcionasse melhor.

O quadro era desolador. Para piorar, o apresentador informava que o destino da copa estava nas mãos deles, pois tinham que rolar os dados que informariam o placar dos jogos. Ao invés de consultar as crianças livremente a fim de que pudessem justificar o seu escore, deixou à sorte o resultado dos jogos e ainda responsabilizou-as por isso.

Uma pena.

Nos cinco minutos que eu assisti quase não se ouviam as crianças. A idéia de construir o programa com crianças, isto é, apenas exibindo-as, pareceu sobrepor-se a idéia de permitir que fossem sujeito de suas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário