sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Eleições, mídia e aborto

Por que será que exatamente neste momento o aborto passou a ser o ponto central e determinante que qualificará ou não o futuro presidente da República?

As mulheres sempre se preocuparam com este assunto, sejam elas feministas ou não. A diferença é que as feministas percebem que as recusas em se discutir o assunto não ajudam a melhorar a situação das mulheres que vão continuar a abortar ou, pior, gerar filhos para serem colocados na lata de lixo - na melhor das hipóteses - ou mesmo matá-los.

De repente, quando uma mulher está disputando o poder, eis que surge o aborto para direcionar os eleitores e eleitoras e,quiçá, alterar o quadro das eleições, favoráveis até o momento à candidata Dilma. Como os votos a serem disputados são de Marina que teve o apoio de quase 20% do eleitorado, cristãos e ambientalistas, tem-se a ideia de que esse público não migrará para Dilma (sim, porque o alvo é Dilma). Ora, se os cristãos são contra o aborto, as cristãs não podem ser a favor da criminalização das mulheres pelo fato de terem de decidir sozinhas que destino dar a sua vida,  já que nessas horas o Estado se omite e o parceiro a abandona. Acima de tudo o problema maior hoje é depositar todo o crédito â mulher do seu infortúnio como se o embrião fosse fruto de geração espontânea ou obra do espírito santo. Ninguém fala em responsabilizar o genitor ou o Estado que não cria mecanismos regulatórios que coibam a propaganda que incita as meninas e os meninos a fazerem sexo irresponsavelmente. Por que não se faz filme, telenovela, romances, histórias em quadrinhos que focalizem homens e mulheres se respeitando mutuamente? Por que na hora que o problema aparece a responsabilidade recai EXCLUSIVAMENTE na mulher? E a família que incentiva as práticas sexistas em casa? Ela não tem a sua parcela de responsabilidade? No dia em que se ajustar isso e de fato a legislação passe a funcionar de forma justa erradicando as imagens erotizadas de meninos e meninas, adolescentes e jovens certamente o aborto terá outro tratamento. Quem é reponsável pela publicidade veiculada pelas empresas de turismo que prostitui as meninas e meninos?

O aborto é uma ponta do iceberg. Debaixo dessa ponta existe uma base patriarcal que sustenta o cinismo e a hipocrisia social. E ainda tem gente - ilustrada de canudo na mão - que ainda diz que não existe patriarcado. Diante dessa reação, só posso explicar tamanho reacionarismo acadêmico através do conceito de "backlash", de um refluxo no qual as feministas - teóricas ou militantes - por se posicionarem publicamente denunciando as estruturas opressoras contra a mulher são rechaçadas publicamente, questionadas sobre a validade de sua abordagem teórica ou luta. Só muita misoginia pode dar conta de explicar a razão pela qual acadêmicos ou não (está tudo nivelado, a misoginia não tem fronteiras) reagem de forma agressiva e contundente sobre a necessidade de se estudar a condição da mulher hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário