segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

NATURALIZAÇÃO DOS PAPÉIS NA MÍDIA


A ideologia é materializada na palavra "toda" que sugere uma "universalização" da maternidade, endossada na expressão "nasce mãe" que remete a maternidade como algo natural ("naturalização") e inerente à mulher. Tudo isso associado a um gesto valorizado pela sociedade, de "homenagear", "ter cuidado", retratado na forma da menina segurar a boneca. O fato da menina ser negra e a boneca branca mostra a ênfase na maternidade como algo natural, sem marcas particulares, independente se é uma boneca e de outra cor. O destaque está na ideologia conservadora do "instinto natural".

Outdoor situado no bairro do Itaigara (Salvador-BA)

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    gostei muito do seu blog. achei por blogs alheios e fiquei. rs

    Vi seu texto sobre pagode ou a derrota das mulheres, e gostaria de saber se você teria algum livro ou artigo ou o que quer que seja para me indicar que fale sobre Rap,Pagode,Funk e a mulher ou qualquer coisa que esteja ligada à esse universo.
    Sou além de mulher, cientista social e muito me interessa esse assunto.
    Obrigada,

    Jane : )
    Caso prefira contato: borbolee@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jane, tudo bem? Obrigada por ter "ficado". :)
    Eu não tenho muitas referências teóricas sobre esse assunto, mas tenho estudado me apropriando de alguns dispositivos teóricos para analisar as letras de música. Na verdade, essa discussão é recente. A pouco tempo um estudante de mestrado defendeu a dissertação sobre o pagode. Talvez a dissertação dele esteja disponível para consulta. Entre em contato com o neim@ufba br. Ele foi aluno de lá. O Neim é um órgão da Universidade Federal da Bahia que possui programas de pós-graduação. Abraços, Lúcia.

    ResponderExcluir